Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sábado, 14 de agosto de 2010

Crónicas de Férias... Lançamento da Rota da Broa de Loriga

Tal como estava anunciado, decorreu, durante a manhã de hoje o Lançamento da Rota da Broa de Loriga, iniciativa organizada pela Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga.
Por volta das 8h juntou-se o grupo que iria realizar o percurso denominado "Rota da Eira". Tendo como guia o experiente Carlos Amaro, lá fomos ouvindo as suas pequenas palestras sobre as formações geológicas, a origem dos nomes de determinados locais, sobre a fauna, a flora... enfim... pormenores que enriqueceram o nosso conhecimento sobre Loriga e o seu território e património.
No final, já na Escola Dr. Reis Leitão, provou-se a magnífica Broa de Loriga, com as variantes recheada de chouriço e de bacalhau, iguarias que noutros tempos nos deliciavam, quando as nossas mães faziam as "bolas" com os restos da massa da Broa.
Seguiu-se a Cerimónia de Lançamento da Rota e da Abertura da Exosição Fotográfica, com o espólio doado à Confraria pelo Sr. José Cardoso de Pina.
A cerimónia contou com a presença dos Corpos Sociais da Confraria, para além dos Senhores Presidentes da Junta de Freguesia de Loriga e da Câmara Municipal de Seia.
Deixamos aqui um vídeo com as fotos que recolhemos durante o evento:

Sem comentários: